Piano, o instrumento completo

O mais tradicional formato de piano é o de cauda, sonho de praticamente todo o pianista, encantador tanto pela imponência quanto pela beleza, além da tradição. Muitas pessoas, inclusive, consideram o piano um dos objetos de decoração mais elegantes que um ambiente pode ostentar.

Nos pianos de cauda, as cordas estão dispostas na horizontal, no mesmo sentido das teclas, com o mecanismo posicionado abaixo delas e praticamente toda sua extensão exposta, quando a tampa está aberta, o que acarreta maior volume sonoro. Os martelos que percutem as cordas retornam à posição de repouso pelo seu próprio peso, o que permite que uma mesma nota seja repetida até 14 vezes por segundo, aproximadamente.

Características do Piano de Cauda

Também chamados horizontais, esses instrumentos podem apresentar tamanhos diversos, que se adaptam às necessidades de sonoridade e às restrições de espaço que, muitas vezes, são determinantes na escolha do modelo. É importante lembrar que o volume sonoro e o timbre de um piano têm relação com o comprimento das cordas e o tamanho da caixa harmônica, portanto alguns modelos são indicados para ambientes menores, enquanto outros são ideais para grandes salas de concerto. Em razão das inúmeras peças que o compõe, um piano de cauda pode pesar mais de 580kgs.

É comum se falar em pianos de cauda inteira, ½ cauda e ¼ de cauda, mas não há um padrão de medida específico e cada fábrica de pianos desenvolveu projetos exclusivos para cada modelo, pois, quanto mais comprida a corda, maior é a tensão necessária para fazê-la soar corretamente, o que exige estrutura mais resistente e pesada. Em contrapartida e como consequência, o instrumento apresenta maior volume sonoro e diferenças de timbre.

Onde usar Piano de Cauda

Por conta disso, os chamados pianos de cauda inteira são os mais indicados para salas de concerto, teatros e outros ambientes em que é necessário preencher o espaço com sua sonoridade. E há também o fato de que, nesses ambientes, o piano, muitas vezes, é acompanhado por orquestras e grupos de vários instrumentos, o que exige mais volume para equilibrar a sonoridade.

Também podem frequentar residências e escolas, a fim de proporcionar ao estudante ou pianista maior similaridade com o instrumento que encontrarão nos ambientes maiores.

Diferentes modelos, além do tamanho, apresentam outras características diversas, como número de pedais, quantidade de teclas e recursos relacionados ao acabamento. Quanto à mecânica, podem apresentar alguns detalhes que o diferenciam dos pianos verticais ou mesmo de outros de cauda como a existência do pedal tonal, por exemplo, – necessário apenas para a execução de peças avançadas do repertório, portanto praticamente acessório para a maioria dos estudantes – e o característico mecanismo do pedal una corda – que ocasiona uma movimentação do teclado quando acionado.

Os grandes pianos de cauda, presentes em teatros e salas de concerto, possuem toda estrutura necessária para produzir volume sonoro suficiente para serem ouvidos nesses locais, sem necessidade de amplificação. Também servem a ambientes mais intimistas como bares e restaurantes. E atendem bem a uma infinidade de estilos, dos clássicos aos populares. E se o ambiente não é tão grande, o volume sonoro pode ser menor, há inúmeros tamanhos e tipos de piano de cauda disponíveis no mercado, aptos a atender a qualquer necessidade.

Basicamente, os pianos de cauda, também chamados grand pianos, podem ser classificados em seis tipos de acordo com o comprimento, medido entre a régua dianteira do teclado à extremidade mais distante da cauda:

Petite Grand

Também chamados de Crapô ou Mignon, são os menores dos pianos de cauda. Sua sonoridade é, muitas vezes, similar à dos pianos de armário ou verticais, por causa do tamanho das cordas. O comprimento se situa entre 134 cm e 148 cm. Esse modelo de piano tem deixado de ser produzido pelos fabricantes atuais.

Baby Grand

Conhecidos como ¼ de cauda, são os mais populares modelos, por causa da qualidade sonora, o apelo estético e o preço mais acessível, sendo, possivelmente, o modelo mais adequado para ser instalado em um apartamento. O comprimento varia entre 149 e 169 cm.

Medium Grand

São os pianos médios de ½ cauda, com comprimento entre 170 e 174 cm. Em geral, possuem excelente relação custo-benefício e boa fidelidade timbrística.

Parlor Grand

São os pianos de ½ cauda por excelência, com comprimento entre 175 cm e 199 cm. São indicados para residências com espaços confortáveis dedicados à música, assim como para escolas de música e como instrumento de estudo para profissionais. Também pode ser utilizado em pequenas salas de concerto.

Emiconcert ou Ballroom

Chamado semi-orquestral, o piano de ¾ de cauda apresenta comprimento entre 200 cm e 227 cm e pode ser utilizado em salas de concerto, para música de câmara ou apresentações solo.

Concert Grand

Também chamado Orquestral, tem comprimento acima de 228 cm, podendo chegar a até 300 cm. É o piano destinado a atender às grandes salas de concerto e cuja resposta timbrística e sonora mais se aproxima do ideal.

Mecânica do Piano de Cauda

O piano de cauda é um instrumento de mecânica extremamente refinada e complexa, cujo timbre é influenciado por diversos fatores como, principalmente, a qualidade das matérias-primas e da fabricação, sua preservação e, até mesmo, o local onde está posicionado.

Seu desenvolvimento até o formato atual, considerado ideal em termos de sonoridade, levou séculos e recebeu contribuições valiosíssimas em cada inovação. Os pianos de cauda possuem características próprias que auxiliam o músico em sua intepretação, e cada parte ou mecanismo foi desenvolvido para adequar o instrumento a diferentes necessidades.

Um dos elementos mais visíveis e, por conta disso, muitas vezes valorizado apenas como elemento decorativo, é a tampa do instrumento. Nos pianos de cauda, a grande tampa, quando levantada, aberta, confere ao instrumento toda a aura de imponência e luxo que ele predispõe.

Sua função, no entanto, passa longe de ser apenas decorativa. É por meio do uso das diferentes posições da tampa que o pianista pode equilibrar a sonoridade do piano de acordo com o tamanho da sala em que está posicionado e do público presente, com os músicos com quem está tocando e com necessidades específicas de interpretação.

Os pianos de cauda, geralmente, possuem duas posições para a tampa, ajustadas pela haste presa ao corpo do instrumento. Quando totalmente aberta, além de não bloquear a propagação das ondas sonoras, a tampa do piano de cauda funciona como um anteparo que as rebate, direcionando-as para o público. A tampa meia aberta, por sua vez, propicia projeção mais direcionada, mas sonoridade mais contida, ideal, muitas vezes, para uso quando o pianista está acompanhando cantores ou instrumentos solistas de pouco volume sonoro ou pequenas orquestras de câmara ou corais.

Conversar com a
Fritz Dobbert

Aceito receber
comunicações da empresa:

Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.
Fechar
Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail.

Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.
Utilizaremos seus dados exclusivamente
para comunicações da nossa empresa.

Fechar
Cadastre-se

Para ver este conteúdo e receber novidades por e-mail.

Ao informar meus dados concordo
com a Política de Privacidade.
Utilizaremos seus dados exclusivamente
para comunicações da nossa empresa.

Fechar
A Fritz Dobbert se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito

Solicite um Orçamento


Aceito receber comunicações da empresa:

Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Agendamento de Visita


Aceito receber comunicações da empresa:

Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Agendamento de Visita


Aceito receber comunicações da empresa:

Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.